Seja bem vindo ao nosso Site - Deus seja louvado!

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Oração a São Francisco de Assis

Ó Senhor! Fazei de mim um instrumento da tua paz;
Onde há ódio, fazei que eu leve o amor;
Onde há ofensa, que eu leve o perdão;
Onde há discórdia, que eu leve a união;
Onde há dúvidas, que eu leve a fé;
Onde há erros, que eu leve a verdade;
Onde há desespero, que eu leve a esperança;
Onde há tristeza, que eu leve a alegria;
Onde há trevas, que eu leve a luz!

Ó Mestre! Fazei que eu procure menos ser consolado, do que consolar;
Ser compreendido, do que compreender;
Ser amado, do que amar...

Porquanto:
É dando, que se recebe;
É perdoando, que se é perdoado;
É morrendo, que se vive para a vida eterna.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Oração a São Brás - Protetor das doenças da garganta

Ó glorioso São Brás, que restituístes com uma breve oração a perfeita saúde a um menino que, por uma espinha de peixe atravessada na garganta, estava prestes a expiar, obtende para nós todos a graça de experimentarmos a eficácia do vosso patrocínio em todos os males da garganta.

Conservai a nossa garganta sã e perfeita para que possamos falar corretamente e assim proclamar e cantar os louvores de Deus.

A bênção de São Brás: “Por intercessão de São Brás, Bispo e Mártir, livre-te Deus do mal da garganta e de qualquer outra doença. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém”.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Oração à Santa Teresinha - Padroeira das Missões


Ó Jesus, Sumo e Eterno Sacerdote, conservai os vossos sacerdotes sob proteção do Vosso Coração Amabilíssimo onde nada de mal lhes possa suceder.

Conservai puros e desapegados dos bens da Terra os seus corações, que foram selados com o caráter sublime do Vosso Glorioso Sacerdócio.

Fazei-nos crer no amor e fidelidade para convosco e preservai-os do contágio do mundo. Dai-lhes também, juntamente com o poder que tem de transubstanciar o pão e o vinho em Vosso Corpo e sangue, o poder de transformar os corações dos homens. Abençoai os seus trabalhos com copiosos frutos e concedei-lhes um dia a coroa da vida eterna.

Amém

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

BENTO XVI: CRISTÃOS NA WEB COM CONFIANÇA E CRIATIVIDADE

Cidade do Vaticano, 24 jan (RV) 
"Quero convidar os cristãos a unirem-se confiadamente e com criatividade consciente e responsável na rede de relações que a era digital tornou possível; e não simplesmente para satisfazer o desejo de estar presente, mas porque esta rede tornou-se parte integrante da vida humana."
É o que afirma o Papa na Mensagem para o 45º Dia Mundial das Comunicações Sociais, intitulado "Verdade, anúncio e autenticidade de vida, na era digital".
O Dia será celebrado em 5 de junho próximo, na Solenidade da Ascensão. Como de costume, a Mensagem foi apresentada na Sala de Imprensa da Santa Sé, na manhã desta segunda-feira, dia em que a Igreja celebra a memória de São Francisco de Sales – Padroeiro da imprensa católica.
Além do Diretor da Sala de Imprensa vaticana, Pe. Federico Lombardi, intervieram, entre outros, o Presidente e o Secretário do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais, respectivamente, o Arcebispo Claudio Maria Celli e Dom Paul Tighe.
O Papa tem uma visão positiva, mas não por isso ingênua sobre a Internet e os novos meios de comunicação: foi o que frisou Dom Celli, que evidenciou a importância que essa Mensagem dá ao testemunho dos cristãos no "continente digital":
"Na Mensagem fala-se de um "estilo cristão" de presença: é aquilo que dá significado ao tema da própria Mensagem, no sentido que o testemunho de agentes católicos não pode limitar-se à simples abordagem de temas religiosos, mas é chamado a manifestar-se no nível do concreto testemunho pessoal."
Honesto, aberto, responsável e respeitoso do outro: esse é o estilo da presença cristã nos meios de comunicação – disse o Arcebispo. Um estilo que também o Pontifício Conselho das Comunicações Sociais está buscando levar avante.
Em seguida, Dom Celli e Pe. Lombardi explicaram que, mesmo não recorrendo à Internet, o Papa acompanha com interesse e admiração os desenvolvimentos tecnológicos da comunicação.
Embora Bento XVI escreva à mão os seus discursos – como foi recordado – ao mesmo tempo, o Papa tem consciência da importância de instrumentos como Youtube, segundo explicou Pe. Lombardi:
"Quando propomos o canal no Youtube, motivo pelo qual saiu a notícia "O Papa no Youtube", preparamos um texto ilustrando muito bem de que se tratava e ele colocou o seu "BXVI" – a sua sigla quando aprova alguma coisa – dizendo-nos que prosseguíssemos e que estava perfeitamente de acordo."
Durante a coletiva de imprensa foi evidenciado que por ocasião da beatificação de João Paulo II – prevista para 1º maio – se tornará ainda mais estreita a colaboração entre a Sala de Imprensa da Santa Sé e o Pontifício Conselho das Comunicações Sociais. Em seguida, o Arcebispo Celli se deteve sobre a criação de um Portal de notícias vaticanas, com uma significativa dimensão de multimídia.
"Com uma dimensão de multimídia porque inegavelmente fará referência também às transmissões da Rádio Vaticano e a todo o serviço particularmente precioso do Centro Televisivo Vaticano. Nesse sentido, confesso que tenho um desejo: que esse Portal já esteja em operação na Páscoa. Uma coisa é certa, estamos trabalhando intensamente nesse sentido!"
Por fim, Pe. Lombardi anunciou aos jornalistas que no dia 10 de fevereiro próximo será inaugurada, nos Museus Vaticanos, uma exposição sobre os 80 anos da Rádio Vaticano. (RL)

Fonte: Rádio Vaticano

BEATIFICAÇÃO DE JOÃO PAULO II: CARDEAL RUINI FALA SOBRE SUA PERSONALIDADE E PONTIFICADO


Cidade do Vaticano, 24 jan (RV) – João Paulo II será proclamado bem-aventurado no próximo dia primeiro de maio. Bento XVI autorizou a Congregação das Causas dos Santos a promulgar o decreto que reconhece um milagre que se realizou por intercessão do Papa Wojtyla.

A beatificação vai coincidir com o Domingo in Albis, que é o primeiro sucessivo à Páscoa, instituído pelo próprio Papa polonês como a Festa da Divina Misericórdia. O vigário geral emérito de João Paulo II para a Diocese de Roma, Cardeal Camillo Ruini, em entrevista à Rádio Vaticano, falou sobre a alegria com a qual recebeu a notícia.

Falou também sobre a personalidade do Papa Wojtyla, dizendo que o que mais impressionava era a própria santidade, a profundidade e a espontaneidade da sua relação com Deus.

“Ele era capaz de submergir profundamente na oração - disse o Cardeal -, e todas as coisas das quais se ocupava eram permeadas pelo seu relacionamento com Deus e a oração.”

Questionado sobre a principal característica do seu pontificado, Dom Ruini ressaltou a evangelização, e relembrou as suas palavras iniciais: “não tenham medo, escancarem as portas a Cristo”. Reforçou ainda que João Paulo II foi um grande promotor das forças capazes de evangelização na Igreja. “E a sua evangelização – continuou o purpurado – referia-se precisamente ao homem concreto, portanto, à solicitude pelo homem concreto: Cristo Redentor do homem.”

Falando sobre o pontificado de Bento XVI, o Cardeal definiu-o como herdeiro original e criativo do pontificado de João Paulo II, pois vê uma profunda continuidade entre ambos. Concluindo, relembrou dois de seus ensinamentos constantes, quais sejam: “Deus está no centro” e “ampliar os espaços da racionalidade humana”. (ED)

Fonte: Rádio Vaticano

Oração a São Lucas

Ó Deus que lhe escolhestes São Lucas para revelar em suas palavras e escritos o mistério do vosso amor para com os pobres, concedei aos que já se gloriam do vosso nome, perseverás num só coração e numa só alma e a todos os povos do mundo ver a vossa salvação.

Por vosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo.
Ó Senhor nos abençoe, nos livre de todo o mal, nos conduza a vida eterna, Amém.
São Lucas evangelista, rogai por nós.

domingo, 23 de janeiro de 2011

RELIGIOSA CONTA MILAGRE QUE PERMITIRÁ A BEATIFICAÇÃO DE JOÃO PAULO II

Paris, 23 jan (RV) - A religiosa francesa Marie Simon Pierre revelou detalhes inéditos do milagre que permitirá a beatificação do Papa João Paulo II no próximo 1º de maio, como o fato de experimentar um grande desejo de rezar poucos instantes antes de descobrir que tinha sido curada do mal de Parkinson, a mesma enfermidade que sofria Karol Wojtyla.
Em uma entrevista concedida em 14 de janeiro à rede francesa KTOtv e à italiana RAI Vaticano e divulgada pela agência ACI a religiosa relata - que “o dia 2 de junho de 2005 foi o dia da minha cura. Esse dia pela manhã eu estava completamente bloqueada e já não suportava mais”.

“Pensei em procurar a irmã Marie (superiora de sua comunidade) para pedir minha demissão, deixar de realizar meu serviço na maternidade onde trabalhava com muitas pessoas sob a minha responsabilidade. Sentia-me muito pesada e me disse: é necessário que eu pare, que eu deixe o serviço. Eu não posso deixar que isto continue, não é possível”.
O pedido da irmã Marie Simon Pierre foi rechaçado com amabilidade e em troca sua superiora lhe propôs pedir a graça de sua cura ao Papa João Paulo II.

Quando isto aconteceu, “sentimos por um bom momento uma grande mudança em seu escritório, diria que era uma grande paz e uma grande serenidade, sentia-me muito serena, ela também”.
Nesse momento, pediu-lhe para escrever o nome de João Paulo II em um papel. O avanço do Parkinson tinha afetado seu braço esquerdo e sofria de intensos tremores. Sua superiora lhe propôs escrever com a mão direita. “Disse-lhe que não podia porque minha mão direita também tremia, mas ela insistiu: 'sim você pode, sim pode'".

Escreveu algo ilegível mas pensou que de repente “ocorrerá um milagre se é que acredito”.
“Fui e continuei com meu serviço. Depois como de costume a ceia comunitária, em seguida um pouco mais de trabalho e depois a oração da noite na capela”.
Ao retornar ao seu quarto, a irmã Marie Simon-Pierre tentou escrever e teve uma grande surpresa ao ver que nesse momento ela podia escrever.

Passou uma noite tranqüila e dormiu bem, sem a insônia habitual que apresentava pela dor do Parkinson. Às 4h30 da madrugada do dia 3 de junho despertou sentindo que “já não era a mesma. Havia uma alegria interior e uma grande paz; e então me surpreendi com os gestos do meu corpo”.
Ao mesmo tempo despertou nela “um grande desejo de rezar. Nessa hora não tinha autorização para rezar, mas rezei”.

Rezou diante do tabernáculo do oratório da maternidade “sempre com uma alegria muito profunda” meditando também os mistérios luminosos do Papa João Paulo II.
Às 6h da manhã sua comunidade celebrava a Eucaristia, assim também ela se dirigiu do oratório à capela.

No trajeto “percebia que meu braço esquerdo já não estava imóvel ao caminhar mas balançava normalmente. Na Eucaristia tive a certeza de que estava curada”. (SP)

Fonte: Rádio Vaticano

Oração a São Luís Gonzaga

Ó Luis santo, adornado de angélicos costumes, nós, vossos indigníssimos devotos, vos recomendamos especialmente a castidade de nosso corpo e de nossa alma. Rogamo-vos, pela vossa Angélica pureza, que nos encomendeis ao imaculado Cordeiro Jesus Cristo e à sua Mãe santíssima, a Virgem das virgens, e nos preserveis de todo pecado.
Não permitais que sejamos manchados com nódoa alguma de impureza, mas quando nos virdes em tentação ou perigo de pecar, afastai de nossos corações todos os pensamentos e afetos impuros e despertando em nós a memória da eternidade e de Jesus crucificado, imprimi profundamente em nossos corações o sentimento do santo temor de Deus e, afervorando-nos no amor divino, fazei que vos imitemos na terra, para que mereçamos gozar de Deus convosco no céu.

Assim seja.
Amém.

sábado, 22 de janeiro de 2011

Oração a São Miguel Febres Cordero

Santo Irmão Miguel, amigo de crianças e jovens, curado numa aparição da Virgem Maria das pernas entrevadas, que tantos favores já obtiveste de Deus para teus devotos, alcança-me, te peço com fervor, a graça, (pedido).

Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Amém.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Oração a São Martinho

Glorioso São Martinho, nosso amigo e protetor, que ao dividir vosso manto com o mendigo que padecia de frio na neve encontrastes o próprio Senhor Jesus, ajudai-nos a saber partilhar o que temos com os mais empobrecidos que encontramos em nosso caminho, principalmente as crianças mais abandonadas, reconhecendo nelas a imagem de nosso divino mestre.

Ó bom Jesus, por intercessão de São Martinho dai-nos os dons da caridade e do amor fraterno que nos fazem servir com desprendimento aos vossos filhos mais excluídos dessa terra.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Oração à Santa Rosa de Lima Rosa de Lima


Flor de santidade nos jardins do Senhor, intercede junto ao Pai pela família humana nesta hora de tanta treva e tanta dor.

Inspira no coração de cada pai e cada mãe um amor sincero e comprometido para com os filhos e de um para com o outro.

Roga junto ao Deus da vida para que, sempre mais, a família latino-americana possa crescer em sabedoria, força e compromisso junto aos irmãos.

Amém.

INTOLERÂNCIA RELIGIOSA: DUAS MULHERES ESPANCADAS E HUMILHADAS PUBLICAMENTE

Paquistão
Lahore, 19 jan (RV) – Duas mulheres foram agredidas e humilhadas em público em Lahore, no Paquistão.
A acusação: serem cristãs e blasfemarem. Os agressores eram extremistas islâmicos.

O episódio de agressões começou com uma controvérsia familiar, uma discussão com a cunhada muçulmana de uma das agredidas. Como pano de fundo do episódio, a educação religiosa a ser dada à filha desta cunhada, já que ela é muçulmana e o marido cristão. A mulher muçulmana falou a alguns vizinhos que as duas cristãs haviam difamado o profeta Maomé.
A acusação chegou aos ouvidos de um grupo de extremistas islâmicos daquela área, que juntou uma multidão, espancando as duas mulheres cristãs até que perdessem os sentidos. A crueldade da multidão contra as duas mulheres – crueldade provocada por outra mulher da mesma família – chegou a limites extremos.
Depois de espancá-las, fizeram colares com sapatos velhos, que colocaram ao redor dos seus pescoços, sujaram seus rostos, puseram-nas sobre o lombo de jumentos, os quais fizeram circular pelo bairro carregando as duas já semi-conscientes.
Foram resgatadas por um agente de uma Organização Não Governamental.

Um dirigente da polícia de Lahore, Zulfiqar Hameed, confirmou tratar-se de uma briga gerada no seio familiar, e disse que as acusações contra as duas mulheres foram injustas. Quanto à punições aos agressores, não se tem informações.
O bispo coadjutor de Islamabad-Rawalpindi, Dom Rufin Anthony, denunciou o aumento da intolerância religiosa na sociedade paquistanesa, classificando-o como um problema de natureza sociológica, que deve ser resolvido com urgência. Católicos, no país, afirmam que a religião tem sido usada para resolver rixas pessoais e que Estado e religião deveriam separar-se para evitar que se desencadeie uma guerra civil no Paquistão. (ED)

Fonte: Rádio Vaticano

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Indonésia: aumenta número de atentados contra cristãos

O presidente da Indonésia, Susilo Bambang Yudhoyono e toda a classe dirigente do país atravessam uma “crise de consciência”, prestam atenção “aos jogos políticos” esquecendo “os valores fundamentais da pessoa humana”, incluindo a “liberdade religiosa”: foi o que disse à agência AsiaNews, o Presidente do Fórum de Comunicação Cristã de Jacarta e Secretário-geral do Comitê da Indonésia para a Religião e Paz, Theophilus Bela. O alarme lançado pelo líder cristão é confirmado pelos casos de violência sectária: “Em 2009 – disse ele - eram uma dúzia os casos de atentados contra lugares de culto ou contra fiéis, mas em 2010 o número subiu para 45 episódios”.

O Presidente Yudhoyono pediu uma reunião a portas fechadas com líderes religiosos para acalmar as polêmicas sobre as suas ações e do executivo. Na semana passada, nove líderes do movimento interconfessional apontaram o dedo contra as autoridades, acusando-as de não terem cumprido suas promessas, entre as quais uma plena aplicação da “liberdade de religião”.

Em particular, em 2010, registrou-se um crescimento exponencial nos casos de ataques contra os cristãos: a violência envolveu igrejas, hospitais e edifícios católicos no oeste de Java e Solo: essas violências somam-se a dezenas de casos de assaltos e devastação provocados por fundamentalistas islâmicos contra igrejas protestantes, na total indiferença do Governo da Indonésia.

Theophilus Bela reivindica o direito de evangelizar e a liberdade de pensamento para todos os indonésios, incluindo os cristãos. Ele acrescenta que os líderes religiosos “não podem permanecer em silêncio” se vêem algo de errado na sociedade. Há também uma evidente “lentidão" das autoridades em conter casos de violência por parte de grupos extremistas islâmicos. E para os cristãos, conclui, permanecem os dois pontos cruciais a serem resolvidos: a liberdade de praticar sua fé de acordo com os ritos tradicionais, e a possibilidade de construir igrejas. Entre as violações da liberdade religiosa, o líder da Comissão da Indonésia para Religião e Paz lembra o que ocorreu durante as últimas festividades de Natal na paróquia de São João Batista, em Parung, distrito de Bogor: extremistas locais impediram 3.000 fiéis católicos de celebrar a missa em uma igreja, confinando-os em um estacionamento público.

Fonte: Rádio Vaticano

ASSASSINADA RELIGIOSA NA REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGO

Roma, 19 jan (RV) – “Irmã Jeanne Yegmane foi assassinada em uma emboscada na estrada. Não era o alvo dos assassinos”: foi o que disse à agência Fides, o bispo de Doruma-Dungu, no nordeste da República Democrática do Congo, Dom Richard Domba Madiy, em cujo território foi morta no último dia 15 de janeiro a Irmã Jeanne Yegmane, uma enfermeira-oftalmologista, ex-superiora da Congregação das "Agostinianas" (Ordem de Santo Agostinho) de Dungu.

“Os agressores surgiram de repente da floresta, e abriram fogo contra os veículos de passagem, matando a irmã Yegmane. Depois de parar os carros e saquear os passageiros, antes de fugir, atearam fogo aos veículos. Nos veículos bloqueados se encontrava também um soldado, que, porém, não conseguiu intervir”, disse Dom. Domba. “E conhecia bem a irmã Yegmane. Foi a superiora das Agostinianas. Após a conclusão do seu mandato, foi enviada para Kinshasa para se especializar em oftalmologia. Ela estava muito envolvida no cuidado dos doentes. Sua morte é uma grande perda para a comunidade”, disse Dom. Domba.

Sobre a identidade dos agressores, não há confirmações, mas tudo leva a crer que eles são combatentes do Exército de Resistência do Senhor. “Foram com toda a probabilidade os guerrilheiros desse Exército, que há anos fazem incursões nesta área, a assassinar a irmã”, disse o bispo. “As autoridades afirmaram que esse Exército não existe mais. Mas isso não é verdade. Há ainda um grande número de rebeldes na floresta. O exército do governo tenta proteger a população, mas os guerrilheiros atacam rapidamente e depois fogem para a floresta. É realmente difícil de prendê-los”, concluiu Dom Domba. (SP)

Fonte: Rádio Vaticano

Oração a São Pedro - Guardião das Chaves do Céu

Gloriosíssimo São Pedro, creio que vós sois o fundamento da igreja, o pastor universal de todos os fiéis, o depositário das chaves do céu, o verdadeiro vigário de Jesus Cristo; e eu me glorio de ser vossa ovelha, vosso súdito e filho. Uma graça vos peço com toda a minha alma; guardai-me sempre unido a vós e fazei que antes me seja arrancado do peito o coração do que o amor e plena submissão que vos devo nos vossos sucessores, os Pontífices Romanos.

Viva e morra como filho vosso e filho da Santa Igreja Católica, Apostólica, Romana.

Assim seja.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Oração a São Paulo

Ó São Paulo, vós que cumprindo a vontade de Deus, manifestada por vozes de anzjos, de espada em punho, vos lançastes a luta por Deus e pelo povo Hebreu e Gentio, ajudai-me a perceber no meu íntimo, as aspirações de Deus. Com o auxílio da vossa espada, fazei recuar os meus inimigos que atentam contra a minha fé e a minha pátria.

São Paulo, ajudai-me a vencer as dificuldades no lar, no emprego, no estudo e na vida diária. Que nem opressões, nem ameaças e nem processos me obriguem a recuar, quando estou com a razão e a verdade.

São Paulo, iluminai-me, guiai-me, fortalecei-me, defendei-me.

Amém.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Oração a São Miguel Arcanjo

São Miguel Arcanjo, protejei-nos no combate, defendei-nos com o vosso escudo contra os embustes e ciladas do demônio.

Deus o submeta, instantemente vos pedimos e vós, ó Príncipe da milícia celeste, pelo divino poder, precipitai no inferno a satanás e aos espíritos malignos que andam pelo mundo procurando perder as almas.

Amém.

domingo, 16 de janeiro de 2011

Oração à Santa Rita de Cássia - Nos Casos Desesperados


Ó poderosa Santa Rita de Cássia, chamada a Santa dos Impossíveis, advogada dos casos desesperados, auxiliar na hora extrema, refúgio na dor, e salvação para os que se acham nos abismos do pecado e do desespero, com toda a confiança, no vosso celeste patrocínio, a vós recorro no difícil e imprevisto caso que dolorosamente me aflige o coração. Dizei-me, Santa Rita não me quereis auxiliar e consolar? Afastarei o vosso olhar piedoso do meu pobre coração angustiado? Vós bem sabeis, vós bem conheceis a que seja o martírio do coração. Pelos sofrimentos atrozes que padecestes, pelas lágrimas amargosíssimas que santamente chorastes, vinde em meu auxílio! Falai, rogai, intercedei por mim que não ouso faze-lo ao Coração de Deus, Pai de misericórdia e fonte de toda a consolação, e obtende-me a graça que desejo! (pedido).

Apresentada por vós, que sois tão cara ao Senhor, a minha prece será aceita e atendida certamente; valer-me-ei deste favor para melhorar a minha vida e os meus hábitos, e para exaltar na terra e no céu as misericórdias divinas.

Amém.

sábado, 15 de janeiro de 2011

Oração à Santa Josefina Bakhita

Ó Santa Josefina Bakhita, que, desde menina, foste enriquecida por Deus com tantos dons e a Ele correspondeste com todo o amor, olha por nós.
Intercede junto ao Senhor para que cresçamos no Seu amor e no amor a todas as criaturas humanas, sem distinção de idade, de raça, de cor ou de situação social.
Que pratiquemos sempre, como tu, as virtudes da fé, da esperança, da caridade, da humildade, da castidade e da obediência.

Pede, agora, ao Pai do Céu, oh Bakhita, as graças que mais preciso, especialmente (pedido).

Amém.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Acupuntura e religião: posição oficial da Igreja sobre este assunto


Acupuntura e religião: posição oficial da Igreja sobre este assunto

Com certa freqüência tem-se perguntado a respeito da compatibilidade do uso da terapia chamada ‘acupuntura’ com a fé católica. Gostaria de fazer algumas considerações a respeito para dirimir a sombra de dúvida que paira sobre essa questão.
De início, tenhamos presente que nossa cultura ocidental desconhece as nuances e naturalmente se esquiva com relação àquilo que conhecemos do oriente. Não apenas no campo antropológico onde notamos a gritante diferença de pensamento por causa da noção mais ‘interior’ do homem oriental em contraposição ao ‘exteriorismo’ do homem ocidental (isso se torna ainda mais gritante nos povos latinos). Isso, porém não deve impedir que estudemos aquilo que de bom podemos colher das culturas que são diferentes da nossa.

A acupuntura tem suas raízes na China. A prática milenar nasceu em meio a uma grande mistura de crenças, mitos e religiões. Constata-se que na origem e desenvolvimento da técnica estejam presentes pessoas que professavam algumas das religiões mais celebradas na China: Budismo, Confucionismo e Taoísmo.
Desta feita, será inevitável avaliar que ao trazer a prática para o Brasil, os acupunturistas chineses traziam também os aspectos culturais, filosóficos e doutrinais. Existia, portanto, uma grande rejeição da prática por causa desses fatores. Recentemente, todavia, constatou-se que muitos dos aspectos técnicos da acupuntura não contradiziam a quanto fora descoberto por parte da ciência médica tradicional no ocidente. Sendo assim, a OMS (Organização Mundial da Saúde) admitiu a acupuntura como ciência e/ou medicina complementar. Desta forma, devemos fazer duas distinções:

Acupuntura como medicina complementar e Acupuntura como desdobramento filosófico-religioso de um tratamento de saúde.
A Doutrina da Igreja Católica não destitui o papel nem a importância da ciência médica em geral. A palavra de Deus garante que Deus também pode curar através dos médicos (Eclo. 38,1; Mt.9.12). O cuidado com a própria saúde e o próprio corpo são recomendações vivas na Igreja (CIC 367) e nas Sagradas Escrituras (1 Tess. 4,4).

Todavia, para o católico consciente, o uso da acupuntura enquanto terapia que contemple o lado religioso seria uma confusão doutrinal e ideológica. Não apenas pelo fato doutrinal e bíblico, mas até no nível racional e humano: a mistura arbitrária de princípios religiosos prejudica o homem e até piora seu eventual estado de saúde! Logo, a acupuntura mesclada com seu aspecto religioso deve ser evitada pelo cristão católico.

O que fazer, portanto?

A atitude mais sensata seria averiguar o profissional que aplica tal técnica. Hoje em dia há pessoas muito esclarecidas no campo científico e fiéis aos princípios católicos que estudam a ciência da acupuntura. Seria, no mínimo, ingenuidade imaginar que ‘todos’ os que se especializaram em acupuntura sejam propagadores das religiões orientais. Há profissionais que sabem separar as duas coisas.
Logo, se o profissional em questão tiver formação suficiente para separar as duas coisas, será perfeitamente capaz de aplicar os conhecimentos científicos sem contaminar o discurso com idéias opostas à doutrina católica. Sendo assim, não há impedimento bíblico, doutrinal ou moral para o católico fazer uso da técnica.


Pe. Delton Filho
Bacharel em Filosofia e Teologia pelo APRA de Roma, Itália.
Fundador da Comunidade Coração Fiel

Fonte: cancaonova

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Oração a São Dimas - Protetor dos Encarcerados Arrependidos

Glorioso São Dimas, agonizastes junto à cruz do Salvador e junto de Maria, Mãe e Refúgio dos pecadores. Fostes a primeira conquista de Jesus e de Maria no calvário. Fostes o primeiro Santo canonizado pelo próprio Jesus Cristo, quando vos garantiu o reino dos Céus: “HOJE ESTARÁS COMIGO NO PARAÍSO”, Eis porque, hoje prostrados aos vossos pés, a vós recorremos confiando na infinita misericórdia que vos santificou no calvário das chagas de Jesus crucificado, nas dores e nas lágrimas de Maria Santíssima. Em nossa aflição, humilhados pelos grandes pecados, mas esperando tudo da vossa bondosa proteção, pedimos que intercedais por nós. Valei-nos, alcançai-nos as graças que ardentemente vos suplicamos! (pedido)

domingo, 9 de janeiro de 2011

Oração a São Cristóvão - Padroeiro dos Motoristas

Ó São Cristóvão, que atravessastes a correnteza furiosa de um rio com toda a firmeza e segurança porque carregáveis nos ombros o Menino Jesus, fazei que Deus se sinta sempre bem em meu coração, porque então eu terei sempre firmeza e segurança no guidão do meu carro e enfrentarei corajosamente toda as correntezas que eu tiver de enfrentar, venham elas dos homens ou do espírito enfernal.

São Cristóvão, rogai por nós.

sábado, 8 de janeiro de 2011

Oração a São Camilo de Léllis - Protetor dos Enfermos

Piedosíssimo São Camilo que chamado por Deus para ser o amigo dos pobres enfermos, consagrastes a vida inteira a assistí-los e confortá-los, contemplai do Céu os que vos invocam confiados no vosso auxílio. Doenças da alma e do corpo fazem de nossa pobre existência um acúmulo de misérias que tornam triste e doloroso este exílio terreno. Aliviai-nos em nossas enfermidades, obtende-nos a santa resignação às disposições divinas, e na hora inevitável da morte confortai o nosso coração com as esperanças imortais da beatífica eternidade. Assim seja. São Camilo de Léllis, rogai por nós.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Oração à Santa Mônica e Santo Agostinho - Para pedir a conversão de um filho

 

Ó Santa Mônica, que pela oração e pelas lágrimas lágrimas, alcançastes de Deus a conversão de vosso filho transviado, depois santo, Santo Agostinho, olhai para o meu coração coração, amargurado pelo comportamento de meu filho desobediente, rebelde e inconformado, que tantos dissabores causou ao meu coração e a toda a família. Que vossas orações se juntem com as minhas, para comover o bom Deus, a fim que ele faça meu filho entrar em si e voltar ao bom caminho.

Santa Mônica, fazei que o Pai do céu chame de volta à casa paterna o filho pródigo. Dai-me esta alegria e eu serei agradecido(a).
Santo Agostinho, rogai por nós.
Santa Mônica, atendei-me.

Amém.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Oração à Santa Paulina - Primeira santa brasileira

Ó Madre Paulina, tu que puseste toda a tua confiança no Pai e em Jesus e que inspirada por Maria te decidiste ajudar o teu povo sofrido, nós te confiamos a Igreja que tanto amas, nossas vidas, nossas famílias, os religiosos e todo o povo de Deus. (Pedido)

Madre Paulina, intercede por nós junto ao Pai, a fim de que tenhamos a coragem de lutar sempre na conquista de um mundo mais humano, justo e fraterno.

Amém.


terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Oração à Santa Verônica

Ó Santa Verônica que guardastes o Santo Sudário. Ele que não tinha aparência nem beleza para atrair o nosso olhar, nem simpatia para que pudessemos apreciá-lo, desprezado, era escória da humanidade, homem das dores, experimentado nos sofrimentos; era amaldiçoado e não fazíamos caso dele.

Despertai vosso poder, ó nosso Deus e vinde logo nos trazer a salvação!

Convertei-nos; ó Senhor Deus do universo, e sobre nós iluminai a Vossa Face.

Se voltardes para nós, resemos salvos!

Amém.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Oração à Santa Marta

Ó gloriosa Santa Marta, entrego-me confiante em vossas mãos, esperando o vosso amparo. Acolhei-me sob a vossa proteção, consolai-me nos meus sofrimentos. Em prova do meu afeto e devoção, ofereço-vos esta luz (acende-se uma vela), a acenderei todas as terças-feiras desta novena.
Pela felicidade que tivestes em hospedar em vossa casa o Divino Salvador do mundo, consolai-me em minhas penas. Intercedei hoje e sempre por mim e por minha família, para que tenhamos o auxílio de Deus

Todo-Poderoso nas dificuldades da nossa vida.
Suplico-vos, gloriosa santa, que em vossa grande bondade, me consigais especialmente a graça que ardentemente vos peço e que tanto preciso (pedido).

Rogo-vos que me ajudeis a vencer todos os obstáculos que se apresentarem em meu caminho, com a mesma sinceridade e fortaleza que vós tivestes ao transpassar o dragão que tendes em vossos pés.

Amém, Jesus.

domingo, 2 de janeiro de 2011

Oração à Santa Maria Goretti

Ó Deus, que pela inocência e fortaleza de Maria Goretti transformastes o coração do assassino Alexandre, fazei que Santa Maria Goretti atinja os corações de todos aqueles que são tentados pela paixão desordenada da impureza; e pela intercessão da Santa tenham a força e a graça de vencer a tentação impura.

Ó Deus, fazei também que todas as jovens se inspirem no exemplo de pureza e de fortaleza de Santa Maria Goretti.

Isto vos pedimos por Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Amém.

sábado, 1 de janeiro de 2011

Oração à Santa Maria Madalena - Protetora das mães solteiras

Santa Maria Madalena, vós que ouvistes da boca de Jesus estas palavras: “Muito lhe foi perdoado porque muito amou... vai em paz, os teus pecados estão perdoados”, alcançai-me de Deus o perdão dos meus erros e pecados, deixai-me participar do ardente amor que inflamou o vosso coração, para que eu seja capaz de seguir a Cristo até o Calvário, se for preciso e assim, mais cedo ou mais tarde, tenha a felicidade de abraçar e beijar os pés do divino Mestre. Como Jesus ressuscitado vos chamou pelo nome: “Maria!” ele chame também pelo meu nome.., e eu nunca mais me desvie do seu amor, com recaídas nos erros do meu passado.

Santa Maria Madalena, eu vos peço esta graça, por Cristo Nosso Senhor.

Amém.