Seja bem vindo ao nosso Site - Deus seja louvado!

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Debate dos presidenciáveis - CNBB

Entidades divulgam dinâmica do debate dos presidenciáveis

O pró-reitor da Universidade Católica de Brasília (UCB) Luiz Síveres, e o secretário executivo da Comissão Brasileira Justiça e Paz (CBJP), Daniel Seidel, divulgaram na manhã desta quarta-feira, 22, a dinâmica do debate dos presidenciáveis que acontecerá na noite de amanhã, 23, na UCB.
O debate, que terá a duração de 2h, está dividido em quatro módulos, sendo que o primeiro será aberto com a pergunta do mediador Beto Almeida, jornalista da TV Senado e membro da CBJP. “Se eleito, quais são as três prioridades do seu governo?”, antecipou a primeira pergunta o pró-reitor da UCB.
A primeira pergunta será feita para os quatro candidatos e cada um terá três minutos para respondê-la. Logo no segundo módulo, os presidentes das entidades organizadoras do debate farão, cada um, uma pergunta para cada candidato sorteado. “Cada sorteado terá três minutos para responder e um dos outros candidatos sorteado terá 90 segundos para comentar a resposta e haverá ainda mais 30 segundos para a réplica”, explicou Síveres.
Para o terceiro bloco serão sorteadas quatro de 20 questões sobre diversos temas propostos pelas entidades organizadoras. As perguntas serão respondidas pelos candidatos por meio de sorteio. Para fechar o debate, no quarto bloco, uma das entidades promotoras fará uma pergunta comum para os quatro candidatos e cada um terá dois minutos para responder e um para fazer suas considerações finais.
Todos os temas do debate estão pautados no documento da CNBB, “Por uma Reforma do Estado com a Participação Popular” e na cartilha “Eleições 2010: O chão e o Horizonte”, divulgada por organismos ligados à CNBB. Durante a coletiva, Daniel Seidel reafirmou que o diferencial do debate será o tempo dado aos candidatos para resposta, que será mais longo do que de costume nos debates organizados pela grande imprensa, além de possibilitar reflexões mais profundas sobre os temas tratados.
"Nosso objetivo é valorizar a atividade política como importante para a superação dos conflitos legítimos que nós temos em nossa sociedade democrática. Nessa perspectiva, esse debate é um reconhecimento a esses quatro grandes nomes do país disputando a eleição, representando,cada um, projetos e propostas diferentes . Queremos escutá-los de forma mais longa e suficiente para desenvolver com profundidade os temas colocados nesses materiais”, disse.
Seidel destacou que não haverá espaço para confrontos pessoais entre os candidatos e não haverá pegadinhas, como acontece nos outros debates. “As pessoas estão cansadas de debates que oferecem apenas trocas de acusações em detrimento da apresentação de projetos importantes para o país”, disse Daniel com base em uma pesquisa divulgada nesta terça-feira, 21, pela Associação de Magistrados Brasileiros (AMB) ,que mostrou que 53% dos entrevistados afirmaram que o critério mais importante na escolha de um candidato são suas propostas. A entrevista foi realizada pelo Instituto Ibope, com 2002 eleitores, entre 16 e 50 anos, em todas as regiões do país, no mês de agosto.
O debate, que acontece nesta quinta-feira, 23, das 21h30 às 23h30, terá a participação de quatro candidatos com representatividade no Congresso Nacional: Dilma Roussef (PT), José Serra (PSDB), Marina Silva (PV) e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL). O evento é promovido pela Comissão Brasileira Justiça e Paz (CBJP), Universidade Católica de Brasília (UCB), Associação Nacional de Educação Católica (ANEC) e Associação Brasileira de Universidades Comunitárias (ABRUC), com o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
O debate terá a transmissão da TV Horizonte, TV Imaculada Conceção, TV Século 21, TV Canção Nova, TV 3º Milênio, TV Nazaré, Rede Aparecida e Rede Vida, todas de inspiração católica. A Rede Católica de Rádio (RCR) e a Radio Difusora de Goiânia também transmitirão o debate além de outras rádios, TVs e internet.

Fonte: CNBB

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário