Seja bem vindo ao nosso Site - Deus seja louvado!

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Terço Luminoso - Outra versão

Dirigente: O Rosário é certamente a prática de piedade que mais agrada Nossa Senhora. É uma oração mariana que tem Cristo como centro, para o qual tudo se dirige. Rezar o Rosário é fazer o caminho de Jesus, guiado pela mão carinhosa de Maria. Rezar o Rosário é como fazer comunhão, é alimentar-se da força que é o próprio Jesus.

Todos: Mãe Santíssima, ensina-nos a meditar no coração os acontecimentos da vida de vosso Filho e ajuda-nos a imitar em nossa vida, tudo aquilo que os mistérios do Rosário comunicam.

Dirigente: Um dia, os apóstolos reuniram-se no cenáculo para orar e Maria estava com eles. O Espírito Santo desceu sobre eles e dali saíram renovados na fé inundados pelo amor de Cristo, para viver e anunciar o Evangelho.

Todos: Estamos aqui reunidos e Maria está conosco em oração. Com ele aprendemos a rezar comunidade, fortalecendo a comunhão com toda a Igreja.

Dirigente: Recitar e meditar o Rosário é oferecer rosas à Mãe de Jesus e nossa Mãe. Cada Ave Maria que rezamos é uma rosa que oferecemos a Nossa Senhora, como agradecimento e como súplica, pela vida e pela missão de toda a Igreja.

Todos: Mãe Santíssima, acolhei com carinho as nossas orações e intercedei por nós. Olhai nossas necessidades e fortalecei a união entre todos os vossos filhos e filhas. Querida Mãe, levai até junto de Deus Pai as súplicas que vos apresentamos. Amém!

Oferecimento do Terço

Todos: Divino Jesus, nós vos oferecemos este terço que vamos rezar, meditando nos mistérios da nossa Redenção. Concedei-nos, por intercessão da Virgem Maria, vossa Mãe e nossa, as virtudes que nos são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganharmos as indulgências desta santa devoção. Oferecemos, particularmente, em desagravo dos pecados cometidos contra o vosso Sacratíssimo Coração e o Imaculado Coração de Maria.

Dirigente: Em louvor à Santíssima Trindade, rezemos...

Credo, (3) Ave Maria e Glória.

Animador: No 1º Mistério Luminoso contemplamos o Batismo de Jesus no rio Jordão.

Comentarista: João proclamava penitência e conversão. Jesus procurou João às margens do Jordão e quando humildemente se deixou batizar, foi santificado pelo Espírito Santo que veio sobre Ele em forma de pomba. Em silêncio meditemos sobre esse mistério.

Pai Nosso, Ave Maria(10), Glória e Ó meu Jesus.

Animador: No 2º Mistério Luminoso contemplamos a Auto-revelação de Jesus nas Bodas de Caná.

Comentarista: Jesus, Maria e os discípulos foram convidados para uma festa de casamento. Durante a festa, Maria percebeu que iria faltar vinho e, para evitar o constrangimento da família, foi falar com Jesus. Apesar de saber que ainda não era hora de se manifestar, Jesus nunca deixa de atender a um pedido de sua Mãe. Foi assim que o poder de Jesus se manifestou pela primeira vez: em meio a alegria de uma festa de casamento. Meditemos sobre isso.

Pai Nosso, Ave Maria(10), Glória e Ó meu Jesus.

Animador: No 3º Mistério Luminoso, Jesus anuncia o Reino de Deus e nos convida à conversão.

Comentarista: É fácil amar longe da cruz... o difícil é amar perto da cruz. É fácil dizer que muitos passam fome... o difícil é repartir. Num mundo tão marcado pela ganância e ambição do lucro fácil, Jesus nos convida à generosidade. Por isso, Mãe, nós vos pedimos: afastai para longe de nós o ódio, o rancor, a maldade, a omissão e a falta de caridade. Em silêncio, examinemos a nossa consciência.

Pai Nosso, Ave Maria(10), Glória e Ó meu Jesus.

Animador: No 4º Mistério Luminoso contemplamos a Transfiguração de Jesus.

Comentarista: No Monte Tabor, enquanto rezava, a glória da divindade reluziu no rosto de Jesus. Vivendo com Jesus o momento doloroso da Paixão, chegaremos com Ele à glória da Ressurreição e a uma vida transfigurada pelo Espírito Santo. Seriamos nós capazes de viver a Paixão de Jesus?

Pai Nosso, Ave Maria(10), Glória e Ó meu Jesus.

Animador: No 5º Mistério Luminoso contemplamos a Instituição da Eucaristia.

Comentarista: Sob os sinais do pão e do vinho, Jesus se faz alimento com o seu Corpo e o seu Sangue, testemunhando até o extremo o seu amor pela humanidade. Em silêncio, vamos agradecer este gesto supremo do amor de Jesus que se oferece em sacrifício para a nossa salvação.

Pai Nosso, Ave Maria(10), Glória e Ó meu Jesus.

Todos: Infinitas graças vos damos, soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos liberais. Dignai-vos, agora e sempre, tomar-nos debaixo de vosso poderoso amparo e, para mais vos obrigar, vos saudamos dizendo: Salve Rainha...

Dirigente: Pai Santo, vosso Filho Jesus, expirando na cruz quis nos dar a Mãe que para si escolhera. Confiando-nos à sua proteção, concedei que sejamos confortados ao invocá-la como Mãe. Por Cristo Nosso Senhor, amém!

Todos: Recebei-me, ó Rainha incomparável, no ditoso número de vossos filhos e filhas. Acolhei-me debaixo de vossa proteção. Socorrei-me em todas as minhas necessidades espirituais e temporais e, sobretudo, na hora de minha morte. Abençoai-me, ó Mãe Celestial, e com vossa poderosa intercessão fortalecei-me em minha fraqueza, a fim de que, servindo-vos fielmente nesta vida, possa louvar-vos, amar-vos e dar-vos graças no céu, por toda eternidade. Amém!

CANTO DE CONSAGRAÇÃO A NOSSA SENHORA

Todos: Ó Deus, cujo Filho Unigênito pela sua vida, morte e ressurreição nos alcançou os prêmios da vida eterna, concedei, nós vos imploramos, que honrado estes mistérios pelo santíssimo rosário da bem-aventurada Virgem Maria, imitemos o que contêm e obtenhamos o que prometem. Por Cristo Nosso Senhor. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário